O que é o Google Analytics?
O Google Analytics é um serviço gratuito de monitorização de Marketing Digital da Google. A sua principal função é recolher dados de acesso, comportamentos e métricas dos utilizadores em websites e aplicativos e organizar essas informações em relatórios diversificados.
Além de disponibilizar importantes relatórios de tráfego, esta ferramenta auxilia os profissionais de desenvolvimento e de marketing digital na otimização de páginas, tomada de decisões e estratégias de Marketing para impulsionar o sucesso de um negócio/ empresa. Desde a sua aquisição em 2005, que a plataforma não parou de evoluir e, hoje, encontra-se na sua quarta geração, batizada com o nome de GA4.
Qual a importância do Google Analytics?
O Google Analytics é considerado uma das ferramentas essenciais de qualquer website, pois, sem ele, ficamos literalmente no escuro.
O que não pode ser medido torna-se difícil de gerir.
Existem também outras soluções de monitorização e softwares open source que podem ser instalados diretamente no próprio servidor, no entanto, o Google Analytics é um dos mais famosos e conceituados softwares de monitorização, sendo este utilizado por grande parte de desenvolvedores e analistas de tráfego web. Quem melhor do que o Google para nos fornecer informações de otimização e performance dos nossos conteúdos na internet?
Além disso, é um serviço gratuito que não deixa nada a desejar em relação às plataformas pagas existentes. Tem uma interface amigável, é de fácil integração com outros produtos/ serviços, ostenta uma enorme capacidade de processamento de dados e oferece um conjunto generoso de funções, das mais básicas às mais complexas.
Conhecer a origem dos visitantes ao seu website é essencial para otimizar as suas campanhas ou direcionar a sua estratégia de Marketing. Existem diversas fontes de aquisição, como o URL, anúncios, banners, backlinks, pesquisa orgânica ou/e redirecionamento das redes sociais. E não para por aqui… o GA4 também nos informa do tipo de dispositivo utilizado pelos utilizadores, por vezes até o modelo, o que contribui também para o melhoramento da navegação e do design a implementar.
O Google Analytics permite também conhecer melhor o perfil das pessoas que chegam até ao nosso site, e os dados demográficos são um bom exemplo disso. É também possível segmentar os utilizadores de acordo com o país, idioma, idade, sexo e por vezes até os seus interesses.
São todas essas e muitas outras informações que o GA4 nos disponibiliza que permitem descobrir se estamos a atrair as pessoas certas para o nosso negócio.
Se tem um negócio e precisa de apoio com o Google Analytics, contacte-nos.