O Marketing Digital já é hoje uma realidade conhecida por todos, desde que a Internet evoluiu, assim como a tecnologia e os meios de comunicação. Portanto, o marketing digital é uma forma de publicitar os produtos e serviços nas suas empresas através de diversos canais digitais. Ou seja, nada mais é do que o marketing tradicional modernizado ou envelopado com outro rosto.
Entretanto, as áreas de atuação do marketing digital diferem de forma significativa do que conhecemos por tradição. Logo, o objetivo desse post é revelar quais são as 7 principais áreas do marketing digital e do que elas tratam.
1. SEO (Search Engine Optimization)
Traduzido literalmente do Inglês, SEO significa otimização de sites para os motores de pesquisa. Consiste em basicamente fazer com que o seu conteúdo seja considerado relevante e de qualidade segundo os parâmetros de referência da Google (motor de pesquisa mais utilizado no mundo).
Os seus mais de 200 algoritmos “decifram” aquele conteúdo e classificam na sua página de resultados em relação aos concorrentes. O profissional especializado nessa área sempre procura formas de melhorar e otimizar os conteúdos para que apareçam na primeira página de resultados de forma orgânica, ou seja, gratuitamente.
2. Google Ads
Antigo Google Adwords, é aqui que os anúncios que vê nas páginas de resultado do Google são produzidos. Nessa plataforma é possível criar campanhas e anúncios, tanto os de display, que contém imagens, quanto aqueles que apenas possuem texto. É de facto uma poderosa ferramenta para geração de tráfego pago com resultados significantes e em pouco tempo.
3. Redes Sociais
Já conhecidas e utilizadas diariamente por todos, as redes sociais para além de serem uma ótima ferramenta para conectar-se com amigos e parentes também são um ótimo canal de divulgação e branding. Portanto, os objetivos das redes sociais numa estratégia de marketing digital variam, desde criação de autoridade, até branding e geração de notoriedade. Sempre focando em produzir conteúdos com qualidade e consistência.
4. Marketing de Conteúdo
Essa é uma importante ferramenta de marketing digital, pois através do marketing de conteúdo é possível criar e distribuir conteúdo de forma relevante e gerando valor ao cliente de maneira consistente com o seu objetivo principal de negócio. Ou seja, ele traz inúmeros benefícios a toda e qualquer organização que o adotar para criar relacionamento a longo prazo com o seu público.
5. Inbound Marketing
O Inbound Marketing é um método utilizado para atrair, interagir e encantar as pessoas de modo a fazer crescer o negócio e oferecer valor, construindo uma relação de longo prazo. Nesse sentido, ele é o melhor caminho para comprar, vender e servir aos consumidores, sendo benéfico para ambos os lados da negociação.
6. E-mail Marketing
O e-mail marketing é uma das estratégicas cruciais de marketing digital pois é com ela que vai se criar o relacionamento entre a empresa e seus consumidores ou leads de forma frequente e segmentada por público de interesse. Esse envio de e-mail é feito através de ferramentas de automação que agilizam o processo, criam escala e personalizam a mensagem. Há vários tipos de e-mail marketing dentre eles a newsletter, mas esse é um assunto para outro momento.
7. Google Analytics
Essa estratégia é essencial e está no fim dessa lista por ser crucial para monitoração e implementação de melhorias. O Google Analytics permite uma visão completa do site do seu negócio, análise de conversões e estabelecimento de metas. Com todos os dados em mão, é possível adequar a sua estratégia baseada em dados.
Conclusão
Nesse artigo foi possível perceber quais são as principais ferramentas e estratégias do marketing digital bem como a sua importância de uma estratégia geral para a empresa, tendo em conta as suas especificidades e objetivos particulares.
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